![](/images/media/historia/L01__thumb.jpg)
Actualmente a sociedade com a firma, “Casa Agrícola Águia de Moura” põe a tónica na produção, em adega própria, de vinhos DOC Douro, com uvas provenientes da sua exploração, procurando um compromisso harmonioso entre o meio, a viticultura e a enologia, que seja potenciador de equilibrio e qualidade.
Tem realizado fortes investimentos de reestruturação e modernização da vinha, com vista a respeitar e optimizar a qualidade do produto daí extraido.
![](/images/media/historia/03__thumb.jpg)
![](/images/media/historia/04__thumb.jpg)
Tendo em conta as características do solo e do relevo, o clima apresenta se muito específico, sendo o Concelho dividido em três zonas geográficas distintas, denominadas Terra Fria, Terra Quente e Montanha. A primeira estende se por um planalto de 700, 800 metros, sendo influenciada pelos ventos frios da Serra do Alvão; na segunda, a sul, com altitude média de 200 a 400m, prevalecem os vales, e coincide com a região demarcada do Douro, exposta ao sol, protegida dos ventos, portanto mais quente e seca; a de montanha é intermédia. No global, pode considerar-se um clima mediterrâneo com verões quentes e secos e invernos suaves e medianamente chuvosos.
Em relação à hidrologia, o concelho é drenado quase exclusivamente pelo rio Tinhela um afluente do Tua, no qual desaguam algumas ribeiras. É pobre em água.
![lateral](/images/media/lateral-grande.jpg)
View the embedded image gallery online at:
https://www.aguiamoura.com/hist%C3%B3ria.html#sigFreeId8dafccb324
https://www.aguiamoura.com/hist%C3%B3ria.html#sigFreeId8dafccb324